Novos desafios requerem preparação para enfrentá-los.
Ainda que a nossa vida profissional já tenha alguns anos de estrada, um novo cliente, um novo projeto é sempre um desafio a ser superado.
São novos cálculos, novos colegas de trabalho, novos projetos... Tudo é novo a cada novo trabalho a ser entregue.
Aqui, vamos compartilhar como nossa equipe lida sempre que conquistamos um novo cliente ou vamos atender a uma nova obra de alguém que já é nosso cliente.
#1 Não deixar nada para trás
É comum que, com a empolgação do novo trabalho, acabemos nos esquecendo dos trabalhos antigos, né?
Mas nenhum cliente deve ficar para trás.
Todos os trabalhos são importantes para o seu portfólio e o seu desenvolvimento profissional.
Por isso, antes de assumir um novo trabalho, verifique o andamento dos que já estão em execução e, principalmente, se você consegue atender a todas as demandas.
#2 Estude o novo cliente
Este é o passo principal da sua preparação para conquistar de vez o seu novo cliente.
Antes de iniciar o trabalho, estude o perfil do cliente, o que ele deseja com este projeto, quais são seus objetivos pessoais e profissionais com este trabalho, o prazo que ele tem disponível, quanto tempo ele levou para tomar a decisão de qual profissional contratar, porque ele escolheu você, etc.
Depois de estudá-lo a fundo, você estará mais preparado para desenvolver um projeto e entregar um trabalho que seja satisfatório e cumpra as expectativas do seu cliente.
#3 Planeje seu trabalho e seu tempo
Antes de querer abraçar o mundo com as pernas, verifique o seu tempo.
O dia só tem 24 horas e você ainda precisa comer, dormir e ter um tempo de descanso.
Não adianta querer fazer mais do que consegue.
Por isso, antes de iniciar um novo trabalho, é importante planejar pontos como:
Em que horário preciso atender a esse cliente?
Quantas vezes por semana preciso ir até o local das obras?
Qual a demanda de tempo desse novo trabalho?
Quanto tempo os clientes atuais me demandam?
Qual prazo eu tenho para entregar este projeto e a obra prontos?
Quais são os demais projetos paralelos a este que eu preciso entregar e o prazo?
Qual o tamanho da equipe e as funções que preciso para entregar este projeto?
#4 Não assuma mais responsabilidades do que você aguenta
Não consegue atender mais um projeto? Tá tudo bem.
Indique um colega de confiança e bola pra frente.
Não adianta você se sobrecarregar de trabalho, pegar mais demandas do que pode atender, se você não tem tempo para isso.
As consequências para quem quer trabalhar mais do que 24 horas por dia não são boas.
Você pode acabar:
Estressado, ansioso e desenvolvendo insônia;
Desenvolvendo a síndrome do impostor, por pensar que não dá conta de todo trabalho;
Atrasando entregas de todos os clientes;
Desatento, entregando projetos com muitos erros;
Afastando e decepcionando a todos os clientes.
#5 Se dê um tempo (se possível)
Acabou de encerrar uma leva de trabalhos e tem um intervalo até iniciar os próximos?
Ótimo. Descanse um pouco.
Enquanto estuda o cliente, as suas ideias para o novo projeto, enquanto o contrato ainda não está fechado ou as obras não precisam iniciar urgentemente, dê uma pausa.
Esse momento seu de descanso é merecido e é importante para aliviar o estresse, se desligar do trabalho e relaxar.
Depois, volte com força total e preparado para entregar o seu melhor para o novo cliente.
Um passo de cada vez e iremos muito mais longe. É assim que pensamos por aqui. E foi assim que alcançamos o sucesso.
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